terça-feira, 9 de abril de 2013

A Ler: Olympians–Zeus


Olympians1SCZeusKingOfT45923_f
Por vezes deparo-me com obras de BD muito interessantes que ficam perdidas no meio dos 30.000 títulos de coisas que repetem constantemente as mesmas formulas.

Por influencia do Alix ganhei na minha infância um enorme interesse pelas civilizações Grega e Romana que no fundo são os pilares da nossa civilização pelo que sempre que me deparo com algo que trate esses períodos leio com muito gosto.

A coleção Olympians  é um projecto do desenhador George O’Connor onde este tenta recontar os mitos dos deuses Gregos (e ao mesmo tempo Romanos) na forma de comic book. Segundo as palavras do próprio dada a falta de tradição escrita desses tempos muitos dos mitos foram passado de forma oral e com variações de região. Já foram editados cinco números cada um tratando de um deus do panteão grego.


Este primeiro livro trata o mito de Zeus, o pai dos deuses, desde a origem de Terra (Gaea ou Gaia em português) a criação dos Titãs a luta entre Zeus e Kronus seu pai , passando pela guerra entre os Deuses e os Titãs até à fundação do Olimpo.

A forma de apresentar a história está muito bem conseguida e fluida mas devo ressalvar que a componente sexual de algumas histórias é deixada de lado dado que é uma obra para todas as idades.

No final do livro aparecem notas explicativas sobre alguns dos quadradinho explicando o contexto ou os nomes dos intervenientes, assim como a bibliografia consultada.

O traço do autor é muito interessante parecendo em certos momentos ter influencia de Mike Mignola .
zeus1zeus2

Em resumo para que gosta da temática de mitologia é uma obra interessante e um bom ponto de arranque para quem quiser conhecer um pouco mais.

Titulo: Zeus – King of The Gods
Editora: First Second
Volumes Publicados: 5
Preço: $ 9,99 USD
Classificação: 7,5/10

2 comentários:

  1. Parece bem interessante e na realidade há ali muita influência de Mignola!

    Gostei muita da página "quase" a P&B do Kronos.
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Vi isto em destaque na Mundo Fantasma e fiquei fisgado. A parte da criação do universo e inicio do mundo foi de onde tirei as imagens e está muito bem conseguida. Aqui não está visível mas na parte de figura humana o estilo faz-me lembrar o John Byrne


    Dentro em breve vou postar sobre o segundo volume - Athena onde mostrarei mais um pouco da arte.

    ResponderEliminar