domingo, 28 de setembro de 2014

A Ler: 47 Ronin

 

47RoninHC46868_f

A história história dos 47 Ronins é uma das mais afamadas do período Edo do Japão sendo basilar na ideia, mais tarde mitificada,  da lealdade absoluta dos guerreiros samurais ao seu Daimyo (senhor feudal), da sua capacidade de sacrifício, da sua honra e espírito guerreiro.

Em traços gerais a trama desenvolve-se após um Daimyo, Asano Nagonori cair em desgraça junto do Shogunato após um desentendimento com o instrutor de protocolo Kira Yoshinaka que o levou-o a ataca-lo com espadas dentro do palácio do Shogun o que levou à sua condenação a cometer suicídio ritual que Asano cumpriu.

Revoltados com o que consideravam ser uma grave injustiça, apesar de legalmente Asano Nagonori ter violado a lei, 47 samurais do clã Asano decidem vingar-se. Contudo como Kira antevê a situação anda sempre protegido o que torna a vingança imediata muito difícil de executar.

Decidem então esconder armas e armaduras e dispersarem levando uma vida de mendicidade, bebida e outros fazendo trabalhos de classe mais baixas. Com isso contam que  Kira Yoshinaka baixe a guarda e consigam assim vingar-se.

Tal acontece e o um ano depois a vingança é concretizada.

image

Esta versão foi escrita por Mike Richardson, fundador da Dark Horse, com os desenhos de Stan Sakai criador do Usagi Yojimbo tendo ainda como consultor Kazuo Koike o escritor de Lone Wolf and Cub. A historia segue fielmente o acontecimento histórico e os desenhos de Sakai ajudam na construção do ambiente do Japão medieval  e excelentes cenas de acção. A sua representação da figura humana poder ser algo estranha para quem não conhece o autor.

imageimage            

 

 

Este volume único compila em hardcover a mini-serie e é absolutamente recomendado para quem gosta de historias de samurais e do Japão feudal

Titulo:  47 Ronin
Editora: Dark Horse
Volumes Publicados: 1
Preço: $ 19,95 USD
Classificação: 10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário