domingo, 28 de julho de 2013

A Ler: Wolfsmund

wulfmund1

Encontrei por acaso uma referencia a este manga quando procurava referencias sobre novas edições da Vertical e neste caso avaliei o livro pela sua capa (e vendo algumas imagens na net).

A aposta não foi gorada dado que é uma proposta que me parece bastante interessante.

A acção passa-se nos cantões suíços no Sec. XIV durante a ocupação austríaca apresentando a repressão que era feita sobra a população local sobre o invasor.

Numa passagem estreita dos Alpes existe uma fortaleza , a Wolfsmund, que controla a passagem entre as zonas ocupadas e os estados italianos e neste primeiros 3 capítulos vemos a tentativas de elementos da resistência em passar a fortaleza para se organizar longe da ocupação Austríaca.

Cedo nos apercebemos que estamos perante algo ligeiramente diferente quando nos apercebemos uma preocupação do autor em mostrar a violência do dia a dia e este consegue nos surpreender quando personagens que estão bem caracterizados nas suas motivações e seriam facilmente colocados como heróis da trama são executados sem piedade.

wulfmund2 

À primeira vista podemos encontrar alguns paralelismos com mangás tipo Berserk dado que não há contemplações se morrem homens mulheres ou crianças mas o elemento mitológico está ausente e toda a violência é pensada e realizada por homens para homens. Aqui não temos contemplações sendo o ambiente muito soturno espelhando o desespero dos ocupados.

Sendo o primeiro numero personagens recorrentes como o senhor da fortaleza e uma prostituta que auxilia a resistência ainda não se encontram totalmente desenvolvidos sendo a personagem central a própria Wolfsmund e a necessidade de a ultrapassar.

A arte de Mitsuhisa Kuji é sólida com cenário interessantes e boas cenas de acção.

Um pormenor para futuros leitores é a abundancia de fan-service e nudez, enquadrada na trama das histórias mas claramente a apelar ao seu publico alva dado se tratar de um seinen

image

Em resumo um bom começo de uma série uma história que tem uma boa base paras ser desenvolvida, penso que o rigor histórico não é o centro da trama mas isso não será o mais importante.  

Titulo: Wolfsmund
Editora: Vertical Inc.
Volumes Publicados: 1
Preço: $ 12,95 USD
Classificação: 8/10

Sem comentários:

Enviar um comentário