sábado, 26 de janeiro de 2013

A Ler: Drops of God Vol. 1

Titulo: Drops of God Vol. 1
Editora: Vertical Inc.
Volumes Publicados: 5
Preço : $14.95 
 
O universo da BD Japonesa (Mangá) é absolutamente abrangente tendo a possibilidade a aproximar-se de todo o tipo de públicos.

Nunca tive qualquer interesse sobre o universo do vinho mas existiu algo nesta obra que me cativou quando a conheci.

A história roda em torno de Shizuku Kanzaki, filho do maior especialista japonês em Vinho mas que se desentendeu com o pai e que trabalha agora como vendedor de uma empresa cervejeira mas foi treinado ao longo da vida para ser escanção . O pai morre e Shizuku, para herdar os bens do pai (em particular um preciosa adega), terá que identificar 12 vinhos, conhecidos como os doze apóstolos e um 13º conhecido como as gotas de Deus. Esse identificação terá que ser idêntica à feita pelo Pai.
A identificação decorrerá numa competição com o seu irmão adoptivo Issei Tomine, adoptado uma semana antes da morte do pai.

Pela sinopse tem toda a trama de uma novela e isso é de tal forma visível que no inicio de cada capitulo tem uma descrição da parte final do anterior evidenciando a sua forma de  publicação semanal no Japão, o que estando a ler em volumes compilados torna-se algo maçador.

O historia criada pelos irmãos Yuko e Shin Kibayashi, que trabalham sobre o pseudonimo Tadashi Agi, é absolutamente cativadora cada pagina puxa pela seguinte ajudada pela arte de Shu Okimoto.

Dada a temática este é uma mangá muito descritivo falando constantemente de castas, origens de vinhos etc, que poderá causar algum desconforto a quem for mais interessado histórias mais versadas para a acção.


 

Shizuki no momento em que prova um Château Mont-Pérat de 2001



Este mangá é de tal forma popular no Japão, Coreia do Sul e Taiwan que que os vinhos mencionados na obra tornaram-se imensamente populares tendo-se registado um aumento das vendas de vinho no geral (fontes:Wikipedia e Decanter Magazine).



Positivo:
  • História cativante.
  • Arte.
  • Interessante tanto para conhecedores e apreciadores de vinho, como abstémios :).
 Negativo
  • A repetição do fim do capitulo anterior no capitulo seguinte.
Classificação: 8/10.  

2 comentários:

  1. Pois é, esta é uma outra caractristica de mangá que aparecem nalgumas obras e que é impar em toda a Bd mundial. Aprende-se bastante sobre o universo onde decorre a trama. O exemplo mais recente deve ser a série Bakuman. Nunca pensei dizer isto mas acho que vou tentar obter esta mangá sobre o especialista de vinhos e as suas aventuras :)

    ResponderEliminar
  2. Já vai no 5 livro no ocidente e acho que no 8 no Japão. O suspense da trama é muito cativante mas aviso que é muito descritivo :)

    ResponderEliminar