sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Star Wars - Planeta deAgostini Vol. 1

Como é normal nesta colecções o preço do primeiro numero é muito acessível pelo que lá decidi experimentar a ver como é que tinha saído.

Ao nível de encadernação não há nada a apontar estando ao nível de qualquer capa-dura disponível no mercado, seja ele de comics ou franco-belga.

A capa é muito fraca o que parece estar a ficar comum nas edições de BD em Portugal.

Já o conteúdo é, deste numero( e até ao 10), para fans muito hard-core de Star Wars. Não sei se começar por algo mais recente da Dark-Horse não faria mais sentido.

As cinco primeiras historias correspondem à adaptação que a Marvel fez do primeiro filme com argumento de Roy Thomas e desenhos de Howard Chaykin que ainda estava longe de se tornar uma lenda com American Flagg.

Penso ter lido algures que esta adaptação foi feita com base apenas em visualização de algumas imagens ou de algumas partes  do filme, para alem do argumento original.



Dai que encontremos por exemplo este Jabba The Hutt nesta cena cortada no filme e só reintroduzida no anos noventa com a imagem do Jabba que aparece no Regresso de Jedi .
O par romântico é nitidamente Luke e Leia que Lucas vai mais tarde transformar em irmãos dada a popularidade de Han Solo.






Alem da adaptação temos mais 5 histórias cuja única relevância é o aparecimento um certo personagem que George Lucas preferia esquecer:



Positivo:
  • Um primeiro numero a um preço muito acessivel.
  • Boa encadernação.
  • Um documento histórico com interesse para fans de Star Wars.
 Negativo
  • Para quem nunca leu comics Star Wars é um mau ponto de entrada dado que está muito datado e as 5 historias adicionais são típicas dos anos 70. 
  • O preço todo da colecção não é particularmente caro mas a periodicidade semanal vaí afastar potenciais compradores.
Classificação: 6/10. 


Sem comentários:

Enviar um comentário