sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Numa Galaxia muito distante... (I)

Continuando na temática Star Wars apresento aqui a edição de 1983 da Editora Distri de "O Regresso de Jedi".

Com argumento de Archie Goodwin e desenhos Al Williamson segue muito mais fielmente a historia do filme. 
Com esta publicação entrei em em contacto com o universo Star Wars e foi o meu livro predilecto da infância, ao ponto que este exemplar não éo comprado em 1983 que ficou destruído com o uso (comprado num quiosque de paragem de autocarro um dos pontos fundamentais de divulgação de BD nos 80´s). Só 25 anos mais tarde voltei a possui-lo por compra num site de leilões.

Em Portugal o universo BD de STW nunca foi muito desenvolvido e nos anos 90 foi publicada uma das obras que no inicio dessa década relançou o interesse na franquia - Star Wars Dark Empire.








De Tom Veitch e Cam Kennedy iniciam aqui um tom mais negro no universo Star Wars com um historia passada 6 anos após a queda do Império e o retorno no Imperador. A Dark Horse foi a responsável por este lançamento e não se pode dizer que estivesse muito confiante dado que apenas imprimiu cerca de 40.000 cópias do primeiro numero, o que era, para a altura, muito pouco tendo saído pelo menos uma segunda edição.



 
O tom desta historia, juntamente com a da Saga do Almirante Thrawn, de Timothy Zahn, vão dar um tom mais "sério" e "sombrio" a este universo criando o gigantesco universo expandido que abranje os comics da Dark Horse, os jogos de computador e consolas, os de tabuleiro (que já existiam), etc.

Com a compra da Lucas Arts pela Disney os comics vão deixar a Dark Horse e passar novamente para a Marvel, o que deixa no vazio saber o que vai acontecer com esta cronologia.

2 comentários:

  1. Star Wars Dark Empire foi das aventuras no universo StarWars que mais prazer me deu ler. Guardo poucas revistas dessa altura mas essas 6 ainda ali estão bem guardadinhas pois de vez em quando ainda vou espreitar a excelente arte de Cam Kennedy.

    Eu espero estar errado, mas penso que com a passagem para a Disney, este universo vai ser muito mais para todas as idades do que o sombrio que foi nos primeiros filmes :S

    ResponderEliminar
  2. A Dark Empire foi uma surpresa quando o li e vou ver se um dia destes faço uma pequena resenha sobre toda a saga, Dark Empire 1, 2 e Empires End.

    ResponderEliminar