quarta-feira, 20 de março de 2013

Clássicos: A Saga de Thanos


Esta a começar o hype pela internet fora sobre a mini-série Thanos Rising que será lançada pela Marvel este ano. Há muito este estou afastado dos universos regulares das duas majors, Marvel e DC, mas esta história está a despertar-me a curiosidade apesar da promessa de recontar a origem do personagem (nada é eterno neste universo o que torna particularmente irritante).

Isto trouxe-me à memoria um excelente trabalho de compilação feito pelo Editora Abril no inicio dos anos 90 onde em 5 trade paperbacks, em formatinho, compilou a Saga de Thanos desde a origem o seu principal antagonistas Adam Warlock até à sua “morte”. Tudo isto já tinha sido publicado nas várias revistas da Abril durante os anos 80 e editora resolveu republicar penso que de forma a enquadrar os leitores na futura publicação das mini-séries Desafio Infinito ,Cruzada Infinita e Guerra Infinita, onde teríamos o retorno do personagem da morte.
A Saga de Thanos #137527_f                 A Saga de Thanos #237530_f                         A Saga de Thanos #237534_f
                                 A Saga de Thanos #337532_f               A Saga de Thanos #537536_f
 Independentemente das limitações do formatinho brasileiro, que é muito menosprezado por estas bandas, está é uma edição que foi pioneira no destaque que deu a Thanos e penso que à data nunca tinha sido feito um compilação do género nos EUA.
Nelas temos histórias variadas que se iniciam com o grande Jack Kirby nos Fantastic Four, mas o artista principal é Jim Starlin, o criador de Thanos, desde o seu começo na quase cancelada revista de Adam Warlock, juntamente com Roy Thomas com um traço ainda pouco diferenciado do comum da época ( anos 70)até à fase final onde já apresenta o estilo que nos iria fascinar com Dreadstar ou a Morte do Capitão Marvel. No inico Thanos não é mais que um vilão muito secundário nas histórias mas aos poucos Starlin vai torna-lo num dos maiores da vilões nesse universo.
Alguns excertos da arte de Jim Starlin
thanos2
 
thanos1
 Para quem não conhece Thanos é um super-vilão cósmico da Marvel que rivaliza Darkseid da DC, não é o mais importante da linha cósmica da Marvel dado que esse posto ninguém tira a Galactus.
Nascido a Lua de Saturno Titã ganhou uma obsessão pela entidade da Morte tendo chegado à conclusão que a única forma de a agradar é destruindo o universo.

Nota: Apesar da seriedade atual de Thanos convem não esquecer o tempo em que era de 5ª categoria com coias como esta:

Um Helicóptero a dizer Thanos Sorriso

Sem comentários:

Enviar um comentário