domingo, 17 de março de 2013

Nausicaä of the Valley of the Wind


nausica4




nausica3Quem cresceu durante os anos 80 guarda na memoria um desenho animado (nessa altura ainda não se falava em Anime) chamado Conan, Rapaz do Futuro de Hayao Miyazaki.
Uma história passada após a 3ª guerra mundial onde o mundo está destruído, restando muito pouco da humanidade e da sua civilização. Neste background Miyazaki passa mensagens de preocupação de amizade, proteção do meio ambiente, a guerra e a necessidade de paz.

Em finais dos anos 90 adquiri Nausicaä of the Valley of the Wind por recomendação de um amigo e voltei a olhar para esse mesmos conceitos com olhos de adulto.

Nausicaä of the Valley of the Wind conta a história de Nausicaä , princesa de um pequeno reino humano que vive  nas margens de uma gigantesca floresta chamada Mar de Corrupção, que não é mais do que um conjunto de fungos totalmente letais para o ser humano.

Este Mar de Corrupção surgiu como resultado do colapso da civilização industrial durante os chamadas Sete Dias de Fogo ,que provocou um colapso ambiental e civilizacional total. Lá habitam insectos gigantes denominados Ohmu que protegem a floresta reagindo a qualquer acção violenta que ocorra sobre qualquer criatura que lá habite.
Umas das características da princesa Nausicaä  é o facto de ter uma ligação empática com estas criaturas e começar a perceber que estas tem um propósito bem diferente do que é julgado pelos remanescentes da humanidade.





A história arranca com a chagada, à lá Gandalf, de Mestre Yupa, um espadachim lendário, ao Vale dos Ventos que vai apercebendo-se que a população está a ficar cada vez menor e que as crianças que nascem não estão a sobreviver.  Yupa fica também a saber que receberam uma ordem do mobilização do Imperador Vai, do Reino de Torumekia, e Nausicaä  vai partir para a guerra dado que isto garante a autonomia e semi-independência do Vale dos Ventos.
Cedo se percebe que esta guerra poderá destruir o que resta a humanidade uma vez que Torumekia está a reconstruir um dos Deuses da Guerra, as maquinas de destruição usadas durante os Sete Dias de Fogo.

NausicaaoftheValleyofWind151_fNausicaaoftheValleyofWind153_fNausicaaoftheValleyofWind156_fNausicaaoftheValleyofWind159_f

Nesta obra encontramos os temas que Hayao Miyazaki colocou como já referido no Conan, O Rapaz do Futuro e viria a revisitar na Princesa Mononoke:
  • Os efeitos da guerra.
  • A preocupação com o meio ambiente.
  • Os efeitos da violência e da ganância sobre a sociedade.
Na boa tradição da ficção científica pós-apocaliptica à uma negritude e desespero que vai percorrendo a história até ao seu desfecho. As personagens são bem construídas e assim como o mundo onde interagem. A arte de Miyazaki é excelente com imenso detalhe em cada painel.
Como já referi tenho esta obra desde 1998 tendo na altura comprado uma caixa com 4 volume da Viz (que está esgotada à varios anos) que sofria ainda do preconceito de vir em orientação ocidental com todos os painéis invertidos.
nausica2                                                                     nausica1
                        Versão 1998                                                                                                          Versão 2013
Recentemente a editora relançado toda esta obra 7 volumes e uma edição especial tipo omnibus que adquiri dado o seu tamanho ser superior à edição anterior e vir na orientação original.
DSC_0070
Titulo: Nausicaä of the Valley of the Wind – Deluxe Edition Box Set
Editora: VIZ Comics
Volumes Publicados: 1
Preço: $ 99.99 USD
Classificação: OBRA PRIMA

4 comentários:

  1. Também adquiri o Box Set que saiu há pouco tempo, com tudo compilado em dois livros numa caixa!
    ;)

    ResponderEliminar
  2. A edição está fenomenal e é uma historia fantástica. Isto sim era uma obra que merecia o interesse das nossas editoras :)

    ResponderEliminar
  3. Texto muito util. Estou a pensar adquirir a colecção. Já agora pergunto se a edição de 1998 (mais pequena) não terá uma qualidade de impressão melhor, pelas imagens fiquei com essa sensação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, essa impressão é devido á qualidade da câmara. O papel do omnibus é de um tipo diferente e tem um tom sépia.
      Se estás interessado em comprar hoje em dia só deve encontrar o omnibus, dado que a versão mais antiga da Viz está completamente esgotada.

      Eliminar