sábado, 6 de abril de 2013

A Ler: Astronauta - Magnetar



astromauta 1O universo da Turma da Mónica nunca foi algo que despertou o meu interesse, pelo que tive muito pouco contacto o personagem do Astronauta.

No últimos meses tive conhecimento, por intermedio de blogs como o Pipoca & Nanquin e o Universo HQ, de que na comemoração dos 50 anos publicação da Turma da Mónica o autor tinha autorizado a criação de uma série de Graphic Novels onde seriam apresentadas versões revisitadas dos seus personagens, sendo esta a primeira entrega.

Chegou esta semana as minhas mãos, por intermedio da Casa da BD, esta obra e confesso que não fique de expectativas goradas. Apresentando uma excelente apresentação gráfica com o excelente desenho de Danilo Beyruth, o Astronauta - Magnetar é um feliz exemplo do excelente momento por que passa a banda de desenhada Brasileira.

O argumento do livro trata a viagem de um personagem à zona de um Magnetar onde por um erro de avaliação vai ficar “naufragado” à mercê da radiação, meteoritos e outros fenómenos espaciais muito na ideia de Robinson Cruzoe (falta um Sexta-Feira). O Astronauta com o passar do tempo vai começar a alucinar deixando de destingir real da imaginação dada a solidão a que esta sujeito.

Gosto muito da ideia que Beyruth utilizou para espelhar a rotina e o passar do tempo com este quadradinho:

Astronauta 4   Astronauta 5

Contudo é no argumento em que esta graphic novel falha um pouco, talvez por limitação de páginas, dado que se fica com a ideia que faltou incluir mais alguma coisa para elevar este livro a um estatuto de clássico instantâneo.

Astronauta 6

Em resumo apesar de algumas falhas é uma obra que merece todo o destaque e merecia maior divulgação e comercialização em Portugal.

Titulo: Astronauta - Magnetar
Editora: Mauricio Souza Edições – Panini Comics
Volumes Publicados: 1
Preço: € 15
Classificação: 8/10

Sem comentários:

Enviar um comentário