sábado, 13 de abril de 2013

A Ler: Olympians–Athena

 

Olympians2GNAthenaGreyEy45925_f

Continuando a seguira série Olympians apresento aqui o segundo volume Athena – Grey-Eyed Goddess.

Athena (também chamada Pallas Athena) é filha de Zeus com a filha do Oceano Metis que o ajudou a derrotar o seu pai Kronos durante a batalha com os Titãs. É a deusa da Sabedoria, da Guerra (o lado benéfico dela), das Artes e das Cidades (patrona de Atenas).

Como é normal nestes mitos o nascimento de Athena é tudo menos normal, Zeus come a Metis e esta dá a luz a filha dentro a mente de Zeus e é lá que ela cresce. A certa altura o ruído dentro da cabeça de Zeus torna-se insuportável e este decide pedir ajuda a Ares, deus da Guerra (lado mau dela) e da Violência, e Hephaistos deus do Fogo e do Vulcões (entre outras características).

Assim o nascimento de Athena processa-se a partir da cabeça de Zeus a martelo e cinzel.

 

athena1                   athena3

Como descrevi na entrada sobre Zeus o autor cria o argumento a partir de varias fontes e histórias que apresentam por vezes versões diferentes para a mesma coisa (como é o origem do nome Pallas Athena). Assim neste livro é mais evidente a falta sequencia histórica, sendo mais uma agregação de contos, que o autor consegue de forma eficaz tornar mais fluida utilizando como narradoras a 3 irmãs Destino (quem leu Sandman conhece-as bem).

A arte continua bastante eficiente para esta narrativa estando particularmente bem conseguida a luta de Perseus contra a Medusa (muito inspirado no Clash of The Titans – versão original).

athena2             athena4

Em resumo este segundo volume não tem o impacto narrativo de Zeus, ai estávamos perante a criação do mundo, mas continua a ser muito agradável e interessante de ler.

Titulo: Athena – Grey-Eyed Goddess
Editora: First Second
Volumes Publicados: 5
Preço: $ 9,99 USD
Classificação: 7/10

Sem comentários:

Enviar um comentário